Estudo descobre que as mulheres dormem melhor com um cão ao seu lado

- Publicidade -

Ter o seu cão ao seu lado enquanto você está na cama lhe traz conforto? Se você não está sozinho. Um estudo recente sugere que as mulheres dormem melhor com um cão ao seu lado. Também descobriu que as mulheres dormem melhor ao lado de seus cães do que com parceiros humanos.

Então, se você deixar seu cão dormir na cama com você, não se envergonhe – de acordo com este estudo, ele pode estar realmente ajudando você a ter uma boa noite de sono.

Como o estudo foi conduzido

O estudo foi conduzido por pesquisadores do Canisius College, em Buffalo, Nova York. Eles coletaram dados de pesquisas de 962 mulheres americanas para investigar a relação entre a posse de animais e o sono.

  • 55% das mulheres no estudo tinham pelo menos um dos seus cães dormindo em sua cama
  • 31% das mulheres compartilhavam sua cama com um gato
  • 57% compartilhavam sua cama com um parceiro humano

Por que o estudo foi conduzido

Pesquisas anteriores revelaram que dormir com um humano na cama tem impactos positivos e negativos no sono, mas pouco se sabe sobre os impactos que os animais de estimação têm na qualidade do sono. Pesquisadores queriam ver quais efeitos a dividir uma cama com animais de estimação tem sobre padrões e rotinas de sono.

Os resultados do estudo

- Publicidade -

De acordo com o estudo, os cães que dormiam na cama do dono perceberam que o sono era menos perturbador e estavam associados a sentimentos mais fortes de conforto e segurança em comparação com os parceiros humanos. Os donos de cães também foram encontrados para dormir mais cedo e acordar mais cedo do que os donos de gatos.

Os gatos que dormiam na cama de seu dono eram tão perturbadores quanto os parceiros humanos, e estavam associados a sentimentos mais fracos de conforto e segurança do que parceiros humanos e de cães.

Esta pesquisa se alinha com um estudo de 2015 da Mayo Clinic que avaliou o sono de humanos e cães que ocupavam o mesmo quarto para determinar se era propício ao sono. Eles descobriram que os seres humanos com um único cão em seu quarto mantinham boa eficiência de sono, mas que a posição do cão dentro ou fora da cama fazia a diferença.

O que fazer com os resultados

Por que as mulheres que dormem com um cachorro na cama relatam melhor qualidade de sono? Uma sugestão é que a posse do cachorro está associada a uma rotina rígida, de modo que a rotina pode ser responsável por esses participantes manterem um cronograma estrito de sono.

É importante ter em mente que esses são resultados preliminares. A pesquisa de acompanhamento é necessária para determinar se a percepção dos proprietários de um animal de estimação sobre os impactos no sono se alinha ou não com as medidas objetivas da qualidade do sono.

E enquanto eu não sou cientista, estou adicionando isso à minha “outra razão pela qual os cães são incríveis”. Ter meu cachorro dormindo na minha cama me faz sentir seguro e confortável, e certamente não estou sozinho. De acordo com uma pesquisa recente, 42% dos donos de cães permitem que seus cães durmam na cama com eles à noite – e, a julgar por este estudo, acho que estamos certos :).

- Publicidade -