O que fazer quando seu cão odeia tomar banho

- Publicidade -

Hora do banho. Pode ser uma luta tão grande com os cães.

E por que alguns cães adoram pular na água e nadam alegremente em uma piscina ou brincam em praias e poças d’água, mas têm pavor de entrar em uma banheira?

Betina odiava banhos. Ela se sentava e se recusava a dar um passo mais perto. E quando você agarrava a gola dela para persuadi-lo, ela recuava com todas as suas forças.

Mas com o tempo, ela lentamente se acostumou com a idéia, e a hora do banho se tornou uma diversão. No entanto, por qualquer motivo, ela começou a regredir e agora é uma teimosia quando eu tento dar-lhe um banho. E com seu peso, isso pode ser um problema. É preciso que minha esposa e eu façamos o trabalho. (Depois que nós dois trabalhamos para fisicamente levá-lo, eu faço o trabalho de limpeza enquanto a Carol a segura gentilmente e garante que tudo vai dar certo.)

Todo esse processo é exaustivo, com certeza. Então, o que você pode fazer para tornar o banho mais fácil para determinados cães? Aqui estão as melhores dicas que encontrei.

Banho com algo que eles gostam

De acordo com o Vetstreet, a hora do banho pode ser muito mais agradável se inclui algo que o seu cão gosta, com a oportunidade de brincar com o seu brinquedo favorito depois. Isso lhes dará uma conotação positiva do evento.

Nós começamos a dar guloseimas para pegar a Betina na banheira e recompensá-la com um ossinho e/ou biscoitinho depois, e isso parece ajudar.

Use água morna

Definitivamente monitore a temperatura da água em todos os momentos. A água fria pode chocar o sistema do seu cão e deixa-lo em pânico. Por outro lado, a água quente pode queimar seu pobre corpo.

Agua morna será muito mais tolerável e talvez até seja relaxante.

Observe o fluxo de água

Outro fator é o fluxo de água. Especialmente na cara deles, muita agua é assustador! Uma alternativa melhor, de acordo com a Vetstreet, é esfregá-las com uma toalha, usar um chuveiro ou pegar um jarro ou um pequeno balde.

Além disso, ajuda a manter o queixo do seu cão em um ângulo para que a água não entre em seus olhos e nariz. Como regra geral, o nariz do filhote deve estar no ar e no ponto mais alto do corpo durante a hora do banho.

- Publicidade -

Canse seu cão antes do banho

Se o seu cão estiver cansado, eles terão menos energia para revidar quando você tentar colocá-los no banho. Dependendo do seu cão, pode ser uma longa caminhada, uma ida ao parque, ou um brincadeira de buscar – o que funciona melhor para o seu cão.

Não corra com o banho

As pessoas têm a tendência de querer apressar o processo de banho. Afinal, é um trabalho desleixado e exigente e não é tão divertido assim. Além disso, você tem outras coisas para fazer. Mas, como observa o grande Cesar Millan, os cães captam nossa energia e, se você for apressado e frenético, eles ficarão hiper e excitados também.

A melhor coisa que você pode fazer é manter a calma. Isso ajudará a aliviar os medos do seu filhote.

Seja positivo e divirta-se

Falando de sua atitude, outra ótima dica é garantir que você fique positivo e otimista. Mais uma vez, isso ajudará a facilitar o seu cão. Se você está feliz e se divertindo, há uma chance melhor de que eles também estejam!

Outra vantagem: com uma atitude feliz, o seu cão terá uma conotação mais positiva com a hora do banho e verá isso como uma coisa boa. Então, ao invés de ficar frustrado e com raiva, tente canalizar isso para uma resposta mais positiva.

Compre um tapete de estabilidade

Água e um cachorro não se misturam exatamente. Se eles estão ansiosos e tentando escapar, há uma boa chance de que possam escorregar na superfície da própria banheira ou no chão quando saírem.

Isso é assustador para os cães e, o que é pior, pode levar a uma lesão.

Portanto, para fornecer ao seu cão um ambiente seguro e estável, recomendamos a compra de um tapete de estabilidade para dentro da banheira. Isso torna muito mais fácil para eles obterem um aperto firme e se sentirem seguros.

Além disso, confira as opções de tapete para quando saírem do banho. Se eles tiverem uma superfície firme, há uma chance maior de eles saírem e permitirem que você os seque depois. (Dedos cruzados!)

- Publicidade -