Como fazer seu cão parar de lamber você

- Publicidade -

A maioria das pessoas não se importa com alguns beijinhos de cachorro, mas quando se transforma em um banho completo, com certeza pode ser irritante.

Na maior parte, minha cachorra Betina não lambe muito. Ela, no entanto, faz feitiços onde simplesmente não consegue parar. Às vezes é porque acabei de trabalhar e ele gosta de lamber o suor salgado da minha pele. Outras vezes não tenho certeza do que diabos está passando pela cabeça dela. Caso em questão: Ontem à noite, quando eu estava tentando dormir, ela sentou na minha cama e lambeu meu rosto toda vez que eu começo a cochilar.

Se o seu cão adora lamber, seja o tempo todo ou apenas de vez em quando, temos algumas sugestões de como refrear esse comportamento indesejado.

Por que cachorros lambem?

Antes de descobrirmos como corrigir o problema, vamos primeiro chegar à raiz do problema. Por que cachorros lambem em primeiro lugar?

Desde o início, os cães são ensinados a se comunicar por meio de lambidas por parte de sua mãe, que usa essa ação para ajudar seus filhotes a começar a respirar. Ela também lambe seus filhotes para lhes dar um banho e mostrar-lhes carinho. Então, é um instinto.

Para os cães, lamber é uma maneira de demonstrar afeição e se sentir feliz. De acordo com o Animal Planet, o processo de lamber libera endorfinas agradáveis ​​que diminuem o estresse e fazem com que os cães se sintam bem.

Eles também lambem porque gostam do sabor da sua pele, como por exemplo, como mencionei antes, o suor ou os óleos que você emite. (Adorável!)

Mas como fazer para parar as lambidas?

Todos nós podemos concordar que lamber é totalmente natural (a menos que seu cão seja compulsivo e não possa parar), mas como você faz para seu cão parar quando ele vai longe demais?

1. Ignore seu cão

Quando você pensa sobre isso, os cachorros geralmente lambem porque recebem atenção. Eles vêm e te dão um beijo, então você os acaricia. (Ou no meu caso, beije de volta. Não julgue. Sem perceber, no entanto, você está recompensando e até encorajando esse comportamento.

Se você realmente quer que seu cachorro pare, tente ignorá-lo. Não dê a eles as afirmações de que precisam. Se o seu filhote não receber nenhuma atenção, é provável que eles o cortem.

- Publicidade -

2. Diga não com a voz firme

Se simplesmente ignorá-los é muito fraco, dê um passo além e diga “Não!” Em uma voz firme quando eles lamberem e se afastarem. Isso sinaliza que você não gosta desse comportamento e considera ruim.

3. Coloque algo na boca deles

Cães às vezes lambem simplesmente porque querem algo para fazer. Você pode redirecionar essa energia, no entanto, dando-lhes algo para colocar na boca, como um osso ou um brinquedo de mastigar. Eles estarão ocupados demais para se incomodar em te lamber depois disso.

Se a lambida do seu cão se estende a outras pessoas, o que é ainda mais desagradável, essa tática é uma grande diversão que funciona rapidamente!

4. Faça algum exercício

Como mencionei antes, os cães às vezes estão apenas procurando algo para fazer. Eles podem ter muita energia reprimida que precisam queimar.

Se o seu cão não parar de lamber, pode ser uma boa ideia avaliar quanto exercício eles estão recebendo. Pode não ser o suficiente. Para contar, leve seu cachorro para uma caminhada ou uma viagem até o parque para cães e veja se ele desaparece.

Confira nosso artigo com 7 benefícios de brincar com seu cachorro.

5. Afasta cão

Isso pode ser apenas a mais drástica das sugestões, mas é eficaz. Se você tem um cachorro lambedor obsessivo, pode ser hora de utilizar um afasta cão. Totalmente seguro e não-tóxico, o spray tem gosto de cachorros e desencoraja a lambida. Basta borrifar um pouco a pele que seu cachorro está lambendo e eles serão rapidamente dissuadidos.

E se houver um problema maior?

Apesar de raro, se você já tentou todas essas opções e seu cachorro ainda está lambendo constantemente, pode haver um grande problema em mãos. Um filhote que não para pode estar sofrendo de refluxo gástrico, alergias, ansiedade severa ou outras doenças. Um exame veterinário pode ajudar a determinar se há problemas de saúde que contribuem para o problema. Provavelmente não é nada, mas é sempre melhor prevenir do que remediar.

- Publicidade -