12 posições que cães fazem xixi e seus significados

- Publicidade -

A sabedoria convencional diz que quando os cães fazem xixi, os machos levantam uma perna e as fêmeas agacham-se. Na realidade, porém, os cães têm muito mais opções do que isso. Acredite ou não, os cientistas realizaram uma série de estudos sobre exatamente quais posturas os cães tomam para fazer xixi. Vejamos uma variedade de posições de fazer xixi em cães, e se elas podem nos dizer algo sobre a saúde de um cão, bem-estar ou o que está acontecendo dentro de suas cabeças.

Posições de cachorro fazendo xixi

  • Em pé: De pé normalmente.
  • Cabeça para baixo: O corpo está inclinado para a frente e as patas traseiras estendidas para as costas.
  • Flexão: As pernas traseiras são parcialmente flexionadas, de modo que a extremidade traseira é ligeiramente abaixada. As patas traseiras geralmente permanecem sob o corpo.
  • Agachamento: As patas traseiras estão escarranchadas e curvadas com agilidade para aproximar a extremidade traseira do solo. A parte de trás é mantida em linha reta.
  • Carrinho de Mão: Ambos os pés traseiros são levantados do chão. Eles podem ser sem suporte ou colocados contra uma superfície vertical.
  • Arco: As patas traseiras costumam se estender e dobrar para aproximar a extremidade traseira do solo. O dorso é arredondado e a cauda é levantada do chão.
  • Levantada: uma perna traseira é dobrada e levantada do chão, mas a perna é mantida relativamente baixa.
  • Elevar: Uma das pernas traseiras é dobrada e levantada do chão. O pé e a perna estão erguidos.
  • Cabeça pra baixo e Levantada: Uma combinação das posturas Cabeça para Baixo e Levantar.
  • Flexão e Levantar: Uma combinação das posturas Flexão e Levantar.
  • Agachamento-Elevação: Uma combinação das posturas Agachamento e Elevação.
  • Arco Levantado: Uma combinação das posturas Arco e Levantar.

Os pesquisadores descobriram que as fêmeas agachavam a maior parte do tempo, mas que o agachamento também era bastante popular. As fêmeas usaram a maioria das outras posições também, embora de forma limitada. Cães machos, por outro lado, tinham um repertório mais restrito. Todos eles demonstraram a postura de elevar e alguns usaram a posição levantada, mas o agachamento e o aumento de peso só ocorreram raramente e as outras posições não foram notadas. Tenha em mente, no entanto, que todos os machos deste estudo eram adultos.

O que significa a posição de xixi de um cão?

Agora que todas as posições que um cão pode tomar para urinar foram identificadas, a pergunta “Por quê?” Tem que ser feita. O que significa quando um cachorro escolhe uma determinada postura em um determinado momento?

É importante lembrar que a micção serve a dois propósitos para cães – eliminação e marcação. Tanto os machos quanto as fêmeas marcam, mas o comportamento é mais difundido nos machos. Cães que estão marcando preferencialmente urinam em superfícies verticais. Se eles urinarem no alto daquela superfície, a urina pode fluir para baixo, cobrindo uma área maior, o que deixa uma mensagem mais forte para qualquer um que passe adiante. Fazer xixi alto pode até fazer um cão parecer maior do que ele realmente é. É provavelmente por isso que a postura de elevação é tão popular entre os homens.

- Publicidade -

Curiosamente, é um comportamento que só se desenvolve em cães machos à medida que amadurecem.

Mas e as fêmeas? É aí que entra a postura de cabeça para baixo. Não há melhor maneira para uma cadela urinar pelo menos tão alto quanto e talvez até mais do que um macho do mesmo tamanho.

Pesquisas apóiam essa hipótese em cadelas. Um artigo publicado em 2004 analisou os comportamentos urinários de seis fêmeas castradas e seis intactas, enquanto elas caminhavam perto e se afastavam de sua “área de origem”. Os cientistas descobriram que, quando longe de sua área de origem, esses cães eram mais propensos a urinar com frequência e a direcionar a urina para objetos em comparação a quando eles foram levados para perto de casa. Os autores concluíram que “a micção em cadelas não funciona apenas na eliminação, mas também tem um papel significativo na marcação do cheiro…”

Assim, quando os cães assumem uma posição que resulta em sua urina atingindo um objeto acima da superfície do solo, é provável que o façam para maximizar o valor do odor que estão deixando para trás.

É importante notar quantas posições de fazer xixi são perfeitamente normais para cães machos e fêmeas. Quais deles eles usam depende de muitos fatores, incluindo a localização do cão, idade, sexo e, possivelmente, seu status reprodutivo. O único momento para se preocupar é quando um cão que geralmente faz xixi em uma posição muda para outro. Isso pode ser um sinal de dor ou outro problema médico que precisa ser resolvido.

Confira nosso artigo com 10 perguntas para fazer ao seu veterinário.

- Publicidade -